Todo início de semestre vejo cuidadores preocupados com os lanches escolares. Essa preocupação é válida.
Em uma pesquisa feita no Brasil, com uma amostra representativa, sobre hábitos alimentares nos lanches de escolares de 7 a 11 anos foi constatado que mais de 60% dos estudantes não consumiam fruta no lanche da manhã e que mais de 40% consumiam bolachas recheadas neste lanche. Percebem a inversão?
Um alimento que deveria estar presente diariamente na vida da criança não está presente na maioria das lancheiras e outro que nem deveria existir está presente em 40%. O cenário atual, com o aumento de doenças crônicas no público infantil e adolescente é reflexo dessa situação.
Então, como posso te ajudar? Vou explicar um pouco sobre a composição de um lanche saudável. Claro que as proporções mudam de acordo com a idade.
Um lanche saudável deve ser composto por uma fruta, um carboidrato e uma proteína. Como líquido, a preferência é sempre a água e, entre as refeições, isso para não atrapalhar a saciedade e a absorção de alimentos.
Para ajudá-los ainda mais vou passar uma lista de sugestões de cada grupo. Assim, escolhendo um de cada terão uma lancheira mais completa.
Carboidratos: raízes asadas/cozidas (batata doce, abobora, mandioca), biscoito de arroz, povilho, pipoca (para maiores de 4 anos), pão (de qualidade), aveia…
Fruta: banana, caqui, tangerina, laranja, uva (cuidado com o corte), maçã, morango, melão, mamão….
Proteína: ovo, queijo, pasta de grão de bico, iogurte, frango…
Ainda, vale lembrar de alguns pontos críticos: lavagem e higienização dos alimentos, temperatura, forma de transporte e armazenamento. Existem alimentos que não podem ficar em temperatura ambiente, estejam atentos. Hoje, no mercado, tem diversos potes que ajudam a manter a temperatura.
Acho de suma importância fazer uma reflexão. O ano letivo tem cerca de 200 dias. Pensando nisso, uma criança em período integral consome 400 lanches durante os dias de escola. Como você está nutrindo essa criança/adolescente?
Finalizo com a frase do Dietary Guidelines for Americans, 2020-2025:
“Cada escolha de bebida ou alimento é uma oportunidade para a formação de um padrão alimentar saudável. Pequenas mudanças nas escolhas diárias podem fazer uma grande diferença”.