Curvas de monitoramento de ganho de peso gestacional

Até 2022 não havia uma curva de ganho de peso para a população brasileira e o Ministério da Saúde recomendava a adoção de ferramentas internacionais. A partir de dados de 7.086 mulheres de 21 estudos do Consórcio Brasileiro de Nutrição Materno-Infantil (CONMAI), foram criadas curvas e recomendações de ganho de peso específicas pra gestantes brasileiras. Segue abaixo o passo a passo para a utilização das novas curvas:

1 - CALCULAR O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) PRÉ-GESTACIONAL DA GESTANTE

2 - CLASSIFICAR O IMC PRÉ-GESTACIONAL DE ACORDO COM A TABELA ABAIXO E IDENTIFICAR O GRÁFICO DE ACOMPANHAMENTO DE GANHO DE PESO ADEQUADO

3 - REALIZAR A MEDIDA DO PESO ATUAL EM CADA CONSULTA E CALCULAR O GANHO DE PESO DA GESTANTE (PESO MEDIDO NA CONSULTA MENOS O PESO PRÉ-GESTACIONAL)

4. A CADA CONSULTA REALIZAR A MEDIDA DO PESO DA GESTANTE NOVAMENTE

5. MARCAR O PESO DE GANHO DE ACORDO COM A SEMANA GESTACIONAL NO GRÁFICO DE ACOMPANHAMENTO IDENTIFICADO NO ITEM 2 E VERIFICAR SE O GANHO ESTÁ DENTRO DA FAIXA RECOMENDADA

GANHO DE PESO RECOMENDADO NA GESTAÇÃO:

Este instrumento foi elaborado para gestantes adultas em gestações de feto único. Sua utilização em gestantes adolescentes e em gestações gemenelares não foi testada. Adaptados do Ministério da Saúde 2022. Fonte: Caderneta da Gestante. 6ª edição. Ministério da Saúde 2022 - Brasil.

Calculadora de Ganho de Peso Gestacional









Agradeço seu interesse em agendar uma consulta particular comigo!

Preencha seu nome abaixo e vamos te direcionar para um atendimento exclusivo: