CAFEÍNA NA GESTAÇÃO

Assunto muito frequente no consultório. Será que é liberado ingerir cafeína na gestação?

É muito comum as gestantes, mesmo que saudáveis, reclamarem de cansaço na gestação, principalmente no primeiro trimestre. Com isso, vem a vontade de tomar café.

Hoje sabemos que o consumo alto de cafeína, até mesmo no preparo gestacional, pode trazer problemas para a mãe e para o feto.

Existe uma boa gama de estudos que mostram que um consumo acima de 150mg de cafeína na gestação pode ser prejudicial.

Não estamos falando apenas do café. Diversos alimentos possuem cafeína, como: chás, refrigerantes, chocolate.

Uma xícara de café coado possui cerca de 140mg de cafeína, uma porção de chocolate possui cerca de 15mg, refrigerantes e chás possuem cerca de 40mg (depende do tipo).

O principal risco da ingestão é o aborto espontâneo. Estudos consideram um consumo moderado (150 à 300mg) quando informam deste risco. Também, quanto maior a dose, maior o risco.

O cuidado deve ser maior no primeiro trimestre e nos casos de gestantes de risco, principalmente as com histórico de aborto ou FIV.

Vale ressaltar que hoje existe a opção de cafés descafeinados, mas é importe verificar se os memos possuem selo de extração de cafeína por água. Infelizmente muitos métodos utilizam aditivos ruins, como o cloro.

Importante salientar que a alimentação saudável e a prática de exercício (quando liberada) ajudam muito a construir o bem-estar da gestante.

Por último,  é possível, após uma avaliação, verificar a necessidade da utilização de nutrientes que ajudam no foco e cansaço. 

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHE:

Agradeço seu interesse em agendar uma consulta particular comigo!

Preencha seu nome abaixo e vamos te direcionar para um atendimento exclusivo: